Se você é estudante de RH ou já atua na área de Recursos Humanos, é provável que em algum momento da sua trajetória profissional ou acadêmica, você já tenha se deparado com o conceito de RH 4.0.
Mas será que você sabe exatamente o que significa?
Além de ser uma tema super atual e inserido em muitas organizações, o RH 4.0 tem proporcionado novos desafios à profissão e levantado questionamentos importantes.
E se você acredita que esse conceito está apenas restrito às novas tecnologias, pode se surpreender. Hoje você vai conhecer como esse conceito surgiu, os desafios do setor e todos os benefícios gerados pelo RH 4.0.
O que é RH 4.0?
RH 4.0 é uma revolução tecnológica dentro da área de Recursos Humanos. Se trata da digitalização e automação do setor através de ferramentas digitais e o uso de inteligência artificial para melhoria dos processos de gestão, resultando em processos muito mais rápidos e estratégicos.
Como surgiu o RH 4.0?
O conceito de RH 4.0 surgiu no universo corporativo em meados de 2011 e foi apresentado pela primeira vez em uma feira de tecnologia em Hannover.
Entretanto, a sua história foi iniciada muito antes, através da Revolução Digital, conhecida como “4º Revolução Industrial”, proporcionando uma mudança significativa na forma como trabalhamos, nos comunicamos e gerenciamos pessoas.
A história que precede o RH 4.0
RH 1.0 – Primeira Revolução Industrial
RH operacional, focado em resultados, não tinha um posicionamento estratégico e se limitava a garantir o cumprimento das decisões dos patrões.
RH 2.0 – Segunda Revolução Industrial
RH ainda operacional, mas cuidando das tarefas mais administrativas e burocráticas de supervisão e desempenho dos trabalhadores.
RH 3.0 – Terceira Revolução Industrial
Início da revolução na gestão de pessoas que, por meio da tecnologia resulta em maior produtividade. Além de que, nessa fase, os trabalhadores qualificam-se e passam a liderar as etapas de produção, comercialização e a gestão das empresas.
Principais desafios do RH 4.0
Apesar de representar uma mudança positiva e extremamente satisfatória para o setor de RH, esse novo conceito trouxe muitos desafios para as empresas e para os profissionais que atuam na área. Conheça os principais:
1.Busca por um novo perfil profissional
Com as mudanças tecnológicas no setor, o departamento de Recursos Humanos precisou se renovar e se adaptar. E isso incluiu a mudança no perfil desse profissional, com novas hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais) voltadas à tecnologia.
2.Mudanças nos processos e rotinas
Apesar de ser um setor estratégico, o RH também realiza processos operacionais. Mas com o RH 4.0 houve uma ruptura na forma de execução desses processos e uma readequação na forma de conduzir as rotinas e procedimentos habituais. Ex: processo seletivo online, treinamentos online e etc.
3.Transformação cultural do RH
Implementar o RH 4.0 com sucesso em uma organização é muito mais do que inserir ferramentas e soluções tecnológicas. É preciso transformar a cultura do RH dentro da organização, com um novo mindset e uma visão clara para gestores e colaboradores.
4.Nova forma de gestão de pessoas
O conceito básico da gestão de pessoas ainda é o mesmo. Porém, como todo o trabalho sofreu mudanças com a indústria 4.0, a maneira de gerir os colaboradores também foi impactada. Sendo necessário um novo olhar sobre os principais subsistemas de RH e no relacionamento com os colaboradores e com a liderança.
Benefícios do RH 4.0
Apesar de todos os desafios resultantes em razão do RH 4.0, muitos benefícios também foram gerados para o setor, como a redução do trabalho repetitivo, automação de processos, diminuição de burocracias, melhora na comunicação da empresa, aumento na produtividade, uso de dados para tomada de decisão e novas formas de colaboração e liderança.
Domine as técnicas e rotinas da área de Recursos Humanos
Quer ampliar o seu conhecimento em processos e práticas de RH? Conheça o treinamento RH NA PRÁTICA e prepare-se já para o mercado de trabalho.
O que você vai aprender: