Antigamente, acreditava-se que um líder já nascia um líder. Mas hoje em dia está mais do que comprovado que não é bem assim.
Uma pessoa pode desenvolver habilidades de liderança, tendo atitudes que inspiram, motivam e guiam as pessoas ao seu redor, oferecendo para eles o melhor caminho para a conquista dos resultados e para o seu crescimento profissional e pessoal.
Para isso, é importante conhecer todos os tipos de liderança e as suas funções. Separamos para você a explicação de cada uma delas.
Continue lendo e confira!
O que é ser líder?
Ser líder é quase ter uma atitude empreendedora, que faz com tenha movimentos e conversas que possam inspirar, motivar, corrigir, orientar, influenciar e guiar todos que estiverem ao seu redor.
Com isso, fará com que os colaboradores consigam ser pessoas melhores na área profissional e pessoal.
Atualmente, o papel de líder é visto com muita importância pelas organizações, porque ele consegue promover metas da empresa e estar verdadeiramente comprometido com o desenvolvimento das pessoas que fazem parte da mesma.
Dessa maneira, é possível construir uma gestão que realmente agregue valor aos seus colaboradores, favorecendo o conjunto e não somente a empresa. E, assim, olhar para o lado humanizado da empresa, não apenas como meio de atingir seus alvos, mas como ponte que pode levar a alcançar os objetivos.
Estilos de liderança
Líder Autocrático
A Liderança Autocrática ainda está presente em muitas empresas. Ela é aquela focada no chefe, sendo o líder o centro de todas as atenções e decisões. O poder é centralizado nele, não permitindo que liderados participem.
O líder tem um perfil de chefe e cobra os resultados dos colaboradores, pressionando cada um deles, sem considerar as suas opiniões e sugestões. Isso pode fazer com que a empresa perca vários talentos, causando descontentamento entre a equipe e promovendo um ambiente hostil.
Líder Democrático
O Líder Democrático é aquele com foco no líder e na equipe, sendo totalmente o contrário do Líder Autocrático.
Ele inclui os colaboradores nas decisões e faz com que participem ativamente na construção de soluções e resultados.
Além disso, sempre consulta a opinião da equipe, solicitando as suas ideias e dando espaço para que proponham novas maneiras de resolver os problemas que surgirem no caminho da conquista pelos resultados planejados.
O Líder Democrático pensa no bem-estar coletivo e em oferecer oportunidades de crescimento, priorizando a qualidade de vida no trabalho e estimulando um ambiente onde as pessoas se sentem à vontade para demonstrar suas opiniões.
Ele incentiva os colaboradores e busca facilitar os processos, além de ser extremamente participativo, sempre ouvindo todos e oferecendo dicas e ideias quando necessário.
Líder Coach
O Líder Coach tem o foco nas pessoas e nos resultados, identificando e desenvolvendo sua equipe de profissionais de acordo com suas competências e qualidades. Com isso, os colaboradores podem trazer todo o seu potencial e atingir as metas e objetivos da empresa.
Ele aplica os seus conhecimentos de Coaching para ajudar os colaboradores a descobrirem as suas habilidades técnicas e comportamentais. Além disso, trabalha os seus pontos de melhoria para conhecer o seu propósito de vida profissional.
Com isso, o ambiente de trabalho se torna muito mais produtivo e positivo, com um sentimento de pertencimento pelos colaboradores, que são valorizados e reconhecidos.
Líder Liberal
O Líder Liberal tem o foco na equipe, defendendo a liberdade total para que a equipe tome as próprias decisões, decidindo quais são os melhores caminhos e soluções para os problemas da empresa.
Ele entende que os colaboradores são qualificados e capazes de gerenciar o seu próprio trabalho, sem precisar da supervisão direta de ninguém ou um acompanhamento constante.
Porém, a ausência de um líder, pode causar alguns problemas para a empresa, devido aos colaboradores que não entregam resultados esperados e acabam ocorrendo oscilações na execução das demandas.
Líder Situacional
O Líder Situacional tem o foco nas situações e no nível de maturidade dos colaboradores. Ou seja, ela é completamente adaptativa, sendo que o gestor consegue se adequar, com mais agilidade e inteligência nas necessidades específicas da empresa.
Existem muitas situações que exigem uma solução rápida dentro da empresa, sendo o Líder Situacional que tem a capacidade rápida de adequação para trazer as melhores soluções e assumindo os mais diferentes papéis.
Além disso, ele precisa ter a capacidade de avaliar os mais diversos cenários e contextos, verificando o nível comportamental, emocional e a capacitação técnica de todos os colaboradores.
A importância de incentivar o comportamento de liderança!
Incentivar o comportamento de liderança é extremamente importante. Por isso, oferecer treinamentos internos e consultorias especializadas sobre o assunto é o caminho para que as habilidades de líderes possam ser desenvolvidas dentro de uma empresa.
O líder pode influenciar muito na produtividade dos colaboradores e no clima da empresa, além de auxiliar para o alcance dos resultados.
Afinal, os colaboradores que são valorizados e reconhecidos são muito mais produtivos. Por isso, entender que existe um ser humano por trás de cada colaborador é fundamental para humanizar os processos da organização.