Já se perguntou por que bons colaboradores pedem demissão? Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apenas no primeiro trimestre de 2022, 30% dos trabalhadores formais brasileiros, optaram por deixar os seus empregos, representando uma ascensão histórica no país.
Se engana quem pensa que isso só acontece no Brasil. Segundo uma pesquisa norte-americana, em 2021, 4,1 milhões de americanos largaram seus postos de trabalho em busca de novas oportunidades.
Esse movimento onde bons colaboradores pedem demissão ganhou até mesmo um nome, conhecido como “A Grande Renúncia Global”, onde trabalhadores insatisfeitos, sobrecarregados e cobrados excessivamente por resultados, optam pela qualidade de vida e procuram por novas oportunidades de trabalho.
Mas, você já se perguntou o que leva um bom funcionário a se desligar de uma empresa?
Afinal, por que bons colaboradores pedem demissão?
Para começar, isso acontece quando o colaborador está frustrado e insatisfeito com uma ou diversas situações e para você, profissional de Recursos Humanos, é muito importante investigar e entender os motivos dessa insatisfação para que a partir disso, possa elaborar um plano interno e evitar a perda de outros grandes talentos.
Para que você entenda melhor as causas, motivos e frustrações que levam bons funcionários a optarem pela demissão, conheça os principais causas e problemas associados:
10 motivos pelos quais bons funcionários optam pela demissão
- Salários Baixos ou Inferiores à Média: Com a alta inflação no Brasil e um cenário econômico e político volátil e instável, o salário é um grande fator decisório na hora de escolher se desligar de uma empresa. Colaboradores com baixos salários estão largando seus postos em busca de melhores oportunidades.
- Pouco ou Nenhum Reconhecimento: Bons colaboradores costumam ter uma excelente desempenho, gerando sempre bons resultados. Porém, quando não há reconhecimento do trabalho e nem oportunidades de crescimento, as empresas acabam perdendo excelentes profissionais.
- Gestão Ineficiente: “Colaboradores não abandonam empresas e sim seus gestores”. Já ouviu esse jargão popular? Pois é, uma gestão ruim, sem reconhecimento e ausente de aprendizado não permite reter talentos.
- Clima de Trabalho Tóxico: Empresas com um clima organizacional ruim, sem diretrizes, com ruídos na comunicação e relações interpessoais ruins podem resultar em um ambiente tóxico. Isso se agrava com situações de desrespeito e preconceitos, levando os colaboradores a procurarem por ambientes mais seguros e receptivos.
- Saúde Mental Afetada: O ambiente tóxico citado anteriormente pode levar o colaborador a um quadro grave de depressão. Esse tipo de situação é séria e pode ocasionar sérios problemas à saúde mental do colaborador, afetando a sua vida pessoal e profissional, levando a demissão opcional.
- Falta de Realização e Estímulos no Dia a Dia: Um colaborador é regido por desafios e propósitos. Uma profissão morna, com poucos estímulos e nenhum desafio gera desinteresse, ocasionando o pedido de demissão.
- Comunicação não Assertiva: Empresas que se comunicam bem com seus colaboradores, apresentam melhores resultados e um desempenho muito mais efetivo. Uma comunicação com ruídos e ineficiente pode causar inúmeros problemas levando o colaborador a optar pela demissão.
- Falta de Feedback: Não receber feedback pode causar uma enorme sensação de frustração nos colaboradores. O ideal é que esse retorno aconteça periodicamente, porém, empresas que não seguem essa estratégia em sua gestão, estão sujeitas a perder colaboradores.
- Pressão Excessiva: Sabemos que qualquer profissão lida com momentos sob pressão. Porém, quando essa pressão passa dos limites, leva o colaborador a um quadro de esgotamento físico e emocional, frustração e o desejo de abandonar a empresa.
- Falta de Tempo para se Dedicar à Família: Jornadas de trabalhos excessivas, com horários inflexíveis e que prejudicam o lazer e o tempo para a família, estão levando colaboradores a pedirem demissão. Hoje em dia, empresas que não optam pelo formato híbrido ou remoto, estão perdendo seus grandes talentos, que após a pandemia se identificaram com esse modelo de trabalho mais próximo à família.
E você, já passou por alguma dessas situações? Agora que você já sabe por que bons funcionários pedem demissão é hora de conhecer soluções assertivas para evitar a defasagem de grandes profissionais.
Profissional de RH, conheça todas as técnicas de Clima Organizacional e Endomarketing
O trabalho do profissional de Recursos Humanos é fundamental para evitar a perda de grandes talentos. Empresas que investem em seus colaboradores buscam por profissionais de RH qualificados, capazes de desenvolver ações e soluções para esses problemas. Conheça o curso RH na prática e especialize-se.