O que é RH ágil?

A Metodologia Ágil é um conjunto de técnicas e práticas para gestão de projetos que oferece mais rapidez, eficiência e flexibilidade.

Seu objetivo inicial era agilizar o desenvolvimento de softwares, mas seus métodos se expandiram para outras áreas dentro das empresas.

Assim, surge o RH Ágil, uma abordagem em Recursos Humanos baseado em metodologias ágeis, de modo que a área possa se tornar menos operacional e mais estratégica.

Quer saber tudo sobre o RH ágil? Continue lendo e confira!

O que é a metodologia ágil?

As metodologias ágeis nasceram na área da tecnologia e é um conjunto de estratégias para o desenvolvimento de projetos que começaram na área de softwares, mas se expandiram para outras áreas dentro das empresas.

Basicamente, a metodologia ágil torna os processos mais simples, dinâmicos e interativos, além de trazer mudanças na forma tradicional de fazer gestão, melhorando o processo de desenvolvimento para ter uma entrega mais rápida do produto ou serviço.

O que é RH ágil?

A Metodologia Ágil está diretamente relacionada ao RH, de modo que a área possa se tornar menos operacional, mais estratégica e com foco no colaborador.

Dentre os pilares desta metodologia estão a transparência, adaptabilidade, inspiração, motivação intrínseca, comprometimento entre outras premissas que trazem um diferencial para  a gestão de pessoas.

O RH ágil tem uma estratégia contínua para atrair talentos e promover um ambiente de aprendizado constante, no qual o colaborador acaba se tornando responsável pelo próprio desenvolvimento e os gestores se tornam mais ativos nos processos de atração e avaliação.

Ou seja, através do RH ágil, é possível ter equipes multidisciplinares, criar uma cultura de feedbacks, transformar líderes em mentores e investir no desenvolvimento dos colaboradores.

Além de que os profissionais de RH podem se organizar e planejar melhor as  estratégias escolhidas. 

Quais são as principais metodologias ágeis para o RH?

Conheça as 3 principais metodologias ágeis para RH:

Kanban

A metodologia Kanban foi desenvolvida para organizar o trabalho de forma  simples e visual para que todos compreendam e acompanhem as tarefas e responsabilidades da equipe.

Quadros com post-its ou em plataformas como o Trello, fazem parte desta metodologia, na qual oferecem uma visão geral do andamento das tarefas na empresa.

Geralmente, as funções são distribuídas em três categorias, podendo ser incluído outras que possam ser úteis para a empresa:

  • Pendente;
  • Em execução;
  • Concluído.

Dessa forma, auxilia na otimização do fluxo de trabalho dos colaboradores, simplificando o planejamento e a execução das atividades, além de tornar mais eficiente o nível de comunicação entre gestores e funcionários.

O método pode ser utilizado na gestão de RH para aprimorar o fluxo de trabalho por meio de um planejamento simplificado e altamente eficaz.

Lean

A metodologia Lean tem por objetivo gerenciar o negócio de forma mais rápida e com menos custo, determinando somente os recursos necessários para cada trabalho/projeto.

Ferramentas como Business Canvas Model e Growth hacking entre outras, agilizam e facilitam esse gerenciamento.

No RH, o Lean é excelente para fazer a identificação de ações que criam prejuízos e geram fluxo de gastos desnecessários para a organização. 

Scrum

A metodologia Scrum é utilizada para organizar a execução de um determinado projeto ou tarefa, sendo dividido em diferentes etapas chamadas de Sprints.

Ela auxilia para que seja alinhado às expectativas de gestores, equipes e colaboradores em uma determinada tarefa/projeto.

Dessa forma, cada pessoa consegue fazer as suas tarefas com mais eficiência, garantindo a entrega de valor e máxima qualidade do início ao fim de um trabalho.

No contexto do RH, a metodologia Scrum pode ser utilizada por exemplo em processos seletivos, já que envolvem várias etapas e é necessário alinhar as atividades que precisam ser desenvolvidas no processo.

Com isso, é possível ter uma gestão mais eficiente e ágil nos processos, além de uma gestão de pessoas mais estratégica, ampla e humanizada.

Quais os benefícios das metodologias ágeis no RH?

Saiba a seguir quais são os benefícios da utilização das metodologias ágeis no RH:

Simplificação dos Processos

Permitem que os processos sejam mais simplificados e menos burocráticos e, com isso, faz com que o trabalho seja mais produtivo.

Aumento da Produtividade

Melhora a produtividade. Isso porque separa todos os processos em fases, fazendo com que cada colaborador tenha as suas tarefas definidas.

Mais Agilidade

Mais rapidez para as atividades, otimizando o tempo e customizando os serviços. 

Melhorias na Comunicação  

A comunicação se torna transparente, direta e eficaz, pois o fluxo de trabalho é iterativo, tanto em relação às equipes e seus gestores como da empresa com os clientes.

Como implementar o RH ágil na sua empresa?

Segue algumas dicas de como fazer a implementação:

Fazer um Planejamento

É necessário fazer um planejamento depois de um estudo minucioso sobre a realidade das equipes, ferramentas e dos processos virtuais do RH. 

Dessa forma, é possível definir as necessidades de capacitação e treinamentos de todos os colaboradores.

Preparar os Líderes

A metodologia ágil precisa de uma liderança que esteja engajada. Para isso, o RH deve preparar a liderança, apresentando as vantagens do método e posteriormente os resultados da utilização da metodologia dentro da empresa. 

Definir Demandas

Implantar a metodologia do RH ágil aos poucos, primeiro em uma demanda específica, realizar testes e avaliações de desempenho e depois implantar em outras demandas.

Estabelecer Metas

É necessário estabelecer metas, pois elas são importantes para o direcionamento da implantação do RH ágil, fazendo uso de indicadores de desempenho (KPIs).

Oferecer Treinamentos 

A metodologia ágil deve ser aplicada fazendo uso de treinamentos e aprendizados de forma contínua, mesmo depois de todos terem se adaptado a ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.