O que é Employee Experience? 4 exemplos para implementar

O que é Employee Experience? 4 exemplos para implementar

Desde o momento em que um candidato lê a descrição de uma vaga de emprego, até o momento em que se desliga da empresa, tudo que ele aprende, sente, vê, ouve, compartilha  e vivencia ao longo dessa jornada é Employee Experience. 

Mas você sabe exatamente o que isso significa para o Departamento de RH?

Afinal, o que é Employee Experience?

Employee Experience (EX), em sua tradução, “Experiência do Funcionário”, é a soma de tudo que um funcionário experimenta ao longo de sua permanência em uma empresa, incluindo seu ambiente de trabalho, a cultura da empresa, as tecnologias fornecidas, os benefícios recebidos e todas as ações e interações que os colaboradores desenvolvem em seu período de relacionamento com a empresa. 

Na visão do RH, o Employee Experience é uma prática de gestão e tem o objetivo de inserir os colaboradores como foco central da organização, promovendo ações focadas em seu bem-estar, crescimento, pertencimento, retendo grandes talentos e promovendo equipes engajadas e de alta performance. 

Como e quando surgiu o Employee Experience? 

Na década de 90, as empresas estavam no auge do “Retorno Financeiro Imediato”, onde o cliente era sempre prioridade e os colaboradores muitas vezes eram vistos como uma prioridade secundária.

Porém, nessa época, pouco se preocupava com o ambiente e a experiência do funcionário, entretanto, um professor de Comportamento Organizacional, da Boston University, chamado William Kahn revolucionou essa ideia ao criar o conceito de engajamento. 

Sua descoberta transformou a forma como as empresas se relacionam com seus colaboradores, dando boas-vindas à “Era do Engajamento”, com foco total no bem-estar dos funcionários e em sua experiência dentro da organização. 

Principais benefícios gerados pelas ações de Employee Experience 

  • Promove o engajamento/produtividade dos colaboradores;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Promove a qualidade de vida dos colaboradores;
  • Retém talentos;
  • Reduz o índice de Turnover e absenteísmo;
  • Maximiza os resultados e lucros da empresa;
  • Aumenta a satisfação dos clientes internos e externos;
  • Promove a marca empregadora.

Qual a importância da Experiência do Funcionário em uma organização?

A experiência do funcionário é fundamental para o bom desempenho de uma empresa, pois sustentar a carteira de clientes, melhorar os produtos e construir uma marca empregadora forte e respeitável exige comprometimento e envolvimento dos colaboradores.

Ademais, são as experiências dos colaboradores – positivas e negativas – que afetarão o quanto eles trabalham, o quanto colaboram ou investem na melhoria do desempenho e crescimento da empresa.

4 exemplos de Employee Experience nas empresas

1.Liderança Inspiradora

Um bom exemplo de Employee Experience é quando uma empresa investe em treinamento e qualificação de líderes e gestores com o objetivo de promover uma liderança mais inspiradora, com foco na valorização humana e na comunicação assertiva entre seus colaboradores.

2.Cultura e Objetivos Transparentes

Estabelecer uma cultura forte, sólida e com objetivos claros é extremamente importante para a experiência do colaborador. Objetivos transparentes ajudam os funcionários a se identificarem com os valores da empresa e se reconhecerem como parte essencial da organização. 

3.Plano de Carreira Sólido 

Um bom plano de carreira também é considerado um grande exemplo de Employee Experience, afinal, esse tipo de ação possibilita ao colaborador uma experiência positiva, engajando suas ações e impulsionando seus esforços para alcançar seus objetivos, gerando expectativa e sensação de pertencimento.

4.Treinamentos e Programas de Capacitações 

Empresas que se preocupam em qualificar e capacitar seus funcionários, contribui para a experiência do colaborador, gerando valor para o ambiente interno, além de motivá-los a alcançarem seus objetivos com o apoio educacional da empresa.

Domine as técnicas e rotinas da área de Recursos Humanos

Quer ampliar o seu conhecimento em processos e práticas de RH? Conheça o treinamento RH NA PRÁTICA e prepare-se já para o mercado de trabalho.

O que você vai aprender:

Employee Experience Entrevista Técnica e Comportamental;
Employee Experience Aplicação de Testes e Dinâmicas;
Employee Experience Elaboração de Avaliação de Desempenho;
 Pesquisa de Clima;
 Aplicação de Treinamentos;
 Elaboração de Plano de Cargos e Salários;
 Entrevista de Desligamento;
 Elaboração de Ações de Motivação e Engajamento;
 Desenvolvimento de Planos de Ação;
 Tabulação e Análise de Resultados;
Entre muitas outras Rotinas e Atividades…
Matricule-se agora mesmo!