O fator humano é um ponto fundamental e base de sucesso para as empresas. Por isso, o conceito de competência é bastante discutido.
Para o mundo corporativo, competência significa um conjunto de técnicas e comportamentos fundamentais para atingir bons resultados.
Porém, muitas vezes as empresas acabam encontrando dificuldades para avaliar as competências dos seus colaboradores e, para isso, buscam por metodologias que auxiliem na gestão de pessoas.
Pensando nisso, você sabe o que é a metodologia do CHA?
Continue a leitura e confira!
O QUE É A METODOLOGIA DO CHA?
A metodologia do CHA refere-se a um tripé de competências formado por Conhecimento, Habilidade e Atitude.
Cada vez mais as empresas têm buscado essa metodologia para auxiliar no processo de gestão de RH, principalmente por focar no comportamento das pessoas e ajudar na avaliação dos colaboradores.
E em qualquer empresa, esse tripé de competências precisa estar diretamente ligado e sempre interagindo entre si.
C – CONHECIMENTO = Saber Teórico.
É o conhecimento técnico sobre um determinado assunto, necessário para atingir determinados objetivos e que pode ser adquirido através da formação acadêmica, cursos, treinamentos, palestras e leituras.
Basicamente é desenvolver um know-how de algo que tenha valor tanto para a empresa quanto para o colaborador.
H – HABILIDADE = Saber Fazer.
É a habilidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao desempenhar suas funções, buscando sempre por um aperfeiçoamento contínuo.
Corresponde, portanto, à sabedoria em executar suas atividades.
H – ATITUDE = Querer Fazer.
É a atitude proativa e a vontade de fazer. É a ação de colocar em prática o conhecimento e as habilidades que possui.
Resumidamente, o conhecimento se adquire estudando, a habilidade vem com a prática e a atitude é algo que faz parte da personalidade do colaborador.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DO CHA?
A utilização do CHA se destaca por auxiliar na identificação de pontos de oportunidade, melhoria e consequentemente de desenvolvimento dos colaboradores.
Além disso, possibilita um autogerenciamento da carreira e favorece a elaboração de planos de desenvolvimento pessoal.
Importante ressaltar também que o CHA pode ser utilizado em diferentes níveis organizacionais, como estratégias do negócio, satisfação dos clientes, otimização e potencialização de resultados.
COMO IMPLANTAR A METODOLOGIA DO CHA?
Implantar a metodologia do CHA envolve esforços principalmente dos profissionais de RH, sendo necessário seguir alguns passos essenciais:
1º Passo: Definir o conhecimento técnico que se exige para cada cargo, ou seja, a experiência necessária e comportamento que se espera dos colaboradores.
2º Passo: Capacitar e desenvolver os colaboradores de acordo com o perfil da empresa e dos cargos para que se garanta a obtenção dos resultados esperados.
3º Passo: Analisar se é necessário trabalhar a motivação dos colaboradores, pois muitas vezes, a falta de atitude pode estar ligada à desmotivação.
Porém, como dito inicialmente, o tripé de competências precisa estar diretamente ligado e sempre interagindo entre si. Além de que, o potencial de cada etapa necessita do empenho da empresa e do próprio colaborador.
Portanto, desenvolver com atenção esses três pilares torna a equipe muito mais eficiente e possibilita não só resultados individuais, mas também coletivos.