Empresas que investem na Motivação de Equipes apresentam melhores resultados, além de impulsionar a autoestima dos colaboradores e contribuir para a criação de um ambiente organizacional saudável, desafiador e harmonioso.
Apesar de ser um processo fundamental para corporações, lideranças e também para o departamento de Recursos Humanos, nem sempre a motivação de equipes é trabalhada da forma correta.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, apenas 29% dos brasileiros se sentem engajados em seu ambiente de trabalho.
Já um estudo produzido pelo Instituto Locomotiva aponta que 56% dos colaboradores com carteira assinada afirmaram estar insatisfeitos e desmotivados em suas atuais empresas, representando 18,7 milhões de pessoas que gostariam de integrar ambientes que contribuíssem para uma maior satisfação e motivação no trabalho.
Motivação de Equipes: O que é e como conduzir?
O conceito da palavra motivação vem do latim movere e significa “se mover em direção a algo”.
Em resumo e de forma bastante objetiva, a motivação é uma força atrelada a uma série de impulsos que acionam e direcionam o comportamento humano, envolvendo aspectos e fenômenos emocionais, comportamentais, sociais e biológicos.
A motivação é algo inerente ao ser humano, já que quando nos propomos a realizar tarefas, precisamos sempre, por menor que seja, de uma motivação para executar as ações do dia a dia.
No ambiente corporativo, não é diferente. A motivação de equipes precisa mover as ações dos colaboradores e impulsionar ideias, negócios, produtividade e inovações.
Um ambiente motivado é capaz de influenciar no comportamento, trazendo inúmeros benefícios aos colaboradores e a empresa como um todo. Porém, o sucesso da motivação está diretamente atrelado a lideranças positivas e ações que tornem os colaboradores embaixadores da organização.
Motivação de Equipes: 15 dicas e técnicas para impulsionar o seu time
Você sabia que um colaborador motivado produz 50% a mais que uma pessoa desmotivada em um dia comum? Pois é! Segundo um estudo da Right Management realizado com mais de 30 mil pessoas em 15 países diferentes, onde destes, 10 mil eram brasileiros, a motivação é sim uma vantagem competitiva de empresas e pode realmente influenciar nos resultados do negócio.
Pensando nisso, reunimos as principais dicas para você líder, ou profissional de RH, aplicar na sua rotina.
- Estimule o reconhecimento interno;
- Esteja presente e mostre de forma contínua seu apoio e interesse nas ações e ideias dos colaboradores;
- Mostre a importância do papel de cada um no plano estratégico da empresa;
- Valorize as iniciativas dos colaboradores;
- Faça reuniões regulares. Dê feedbacks claros;
- Sempre compartilhe com a equipe as metas da empresa;
- Seja flexível em situações adversas;
- Ofereça uma remuneração compatível com o mercado e alinhada ao cargo do colaborador;
- Deixe claro os planos de carreiras existentes;
- Crie uma política de premiação por metas conquistadas;
- Ofereça capacitações e treinamentos contínuos aos colaboradores;
- Zele por um ambiente saudável, pautado pelo respeito às diferenças de cada um.
- Crie programas de incentivo;
- Dê autonomia aos colaboradores.
- Apresente de forma frequente as perspectivas de crescimento.
O papel do RH na motivação de equipes
Um dos desafios do RH é pensar em soluções que garantam um ambiente saudável para os colaboradores através de estratégias que mantenham equipes engajadas e comprometidas. Portanto, dominar as técnicas de Clima Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento e Endomarketing é fundamental para criar e estruturar projetos com foco em Motivação de equipes.
Acesse o curso RH na prática e domine todas as técnicas necessárias em pouco tempo.