Liderança Positiva: O que é e como exercê-la?

Um líder tem muitas responsabilidades e entre as principais estão comandar, inspirar e estimular os seus liderados.

Assim, a Liderança Positiva é uma nova forma de liderar que busca valorizar os pontos fortes dos colaboradores e incentivar o desenvolvimento de suas competências.

Além disso, é uma forma de gerenciamento muito eficaz para que uma empresa seja produtiva, alcance suas metas e consiga destaque no mercado.  

Quer saber mais sobre liderança positiva? 

Continue a leitura e confira!

O que é Liderança Positiva?

Liderar uma equipe é muito mais do que delegar tarefas, administrar o tempo dos colaboradores e analisar o desempenho. É preciso, também, muita dedicação, organização e estratégias alinhadas com os objetivos da empresa.

A liderança positiva é um modelo de liderança que busca compreender as pessoas de maneira positiva, focando nas competências e experiências dos seus liderados e com o objetivo de potencializar os bons resultados das equipes, investindo em torná-las ainda mais eficazes.

Além disso, utiliza a psicologia para criar um ambiente de positividade para que os colaboradores alcancem seu máximo desempenho e, consequentemente, sejam mais produtivos.

Porém, é preciso que o líder conheça muito bem sua equipe e reconheça os pontos fortes e talentos de cada colaborador, incentivando-os para que cresçam e se tornem satisfeitos com a organização.

Qual é a importância da Liderança Positiva?

Esse estilo de liderança vem se mostrando cada vez mais alinhado com as necessidades atuais do mercado, já que valoriza as competências dos colaboradores, criando um ambiente que inspira confiança.

Além disso, alinha valores pessoais com os organizacionais, ao mesmo tempo, que avalia métricas, planeja e alcança resultados.

Isso favorece tanto a empresa quanto os colaboradores, que desenvolvem a sua carreira, ampliam o conhecimento e suas aptidões, criando um vínculo forte e um senso de pertencimento com a empresa.

Quais os benefícios da Liderança Positiva?

Alinhamento com os objetivos da empresa

Como a liderança positiva tem foco nos colaboradores, gera uma aproximação com os gestores, o que traz muitos resultados positivos.

Dessa forma, os colaboradores passam a entender melhor os objetivos e metas da empresa, e podem contribuir para que ela alcance os resultados esperados.

Maior produtividade

Colaboradores que se sentem valorizados e que são motivados constantemente, consequentemente tornam-se naturalmente mais produtivos.

E, é isso que a liderança positiva procura fazer: sempre motivar e incentivar os colaboradores.

Retenção de talentos

A retenção de talentos é sempre buscada pelas empresas e quando conseguem uma forma de retê-los, é possível criar um ambiente de construção contínua.

Além disso, evita desligamentos por causa da satisfação que os colaboradores tem em fazer parte da organização.

Diminuição da taxa de turnover

A retenção de talentos faz com que a empresa diminua a taxa de turnover já que, a liderança positiva é uma maneira de contribuir com o clima organizacional, fazendo com que os colaboradores tenham interesse em continuar trabalhando na empresa.

Afinal, pessoas valorizadas e motivadas, tornam-se mais engajadas e satisfeitas com o ambiente em que trabalham.

Diminuição da taxa de absenteísmo

Colaboradores que são motivados e incentivados com base na liderança positiva, são mais atentos às suas tarefas e tem um maior senso de coletividade. 

Com isso, é possível evitar afastamentos por licenças médicas e acidentes de trabalho.

Melhora na performance dos colaboradores

A liderança positiva valoriza as competências dos colaboradores e auxilia para que possam ser aperfeiçoadas. Assim, eleva a autoestima de cada um deles, que acabam entregando melhores resultados.

Como aplicar a Liderança Positiva na sua empresa?

Cultivar bons relacionamentos

O líder precisa priorizar e criar um bom ambiente de trabalho para todos os colaboradores, para que eles possam estar mais comprometidos com a empresa.

Por isso, é fundamental cultivar bons relacionamentos para fortalecer o vínculo entre empresa e colaborador, aumentando a sua satisfação e também a sua produtividade.

Promover o conhecimento

Fazer com que os colaboradores possam ampliar cada vez mais os seus conhecimentos é essencial para o seu crescimento.

Por isso, treinamentos, cursos e eventos no segmento da empresa melhoram o desempenho individual e a qualidade das tarefas dos colaboradores. Além de integrar a equipe e otimizar os processos. 

Empatia

A empatia deve estar atrelada à liderança positiva, porque o líder precisa se colocar no lugar dos colaboradores para entender como eles se comportam e enxergar suas qualidades.

Com isso, o líder consegue desenvolver estratégias para direcionar seus colaboradores para alcançar os resultados desejados.

Boa comunicação

Uma comunicação rápida e assertiva é um dos pilares da liderança positiva. Dessa forma, é possível transmitir o conhecimento necessário a quem precisa planejar e executar as tarefas e criar uma relação aberta com os colaboradores.

Recompensa pelos resultados

O líder deve motivar e incentivar os colaboradores para que possam ter cada vez mais desempenho. Para isso, além de valorizá-los, deve recompensá-los pelos bons resultados realizados.

Estimule a expressão dos sentimentos

A expressão dos sentimentos é um outro pilar da liderança positiva. Assim, o ambiente de trabalho deve estar positivo para que os colaboradores se sintam confortáveis para expressar as suas ideias, reclamações e sugestões.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.