Um Headhunter é o profissional que busca por talentos e tem foco em escolher a pessoa certa para o lugar certo.
Ele é responsável por preencher as vagas em aberto com os profissionais mais qualificados do mercado, garantindo competitividade, melhoria do ambiente laboral e na saúde financeira do negócio.
Por isso, ele precisa conhecer o mercado de trabalho, a empresa e a vaga para escolher o profissional com o perfil ideal.
Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que é e o que faz um headhunter, separamos as principais informações para você!
Continue a leitura e confira!
O que é um headhunter?
A palavra headhunter vem do inglês com a junção das palavras head= cabeça e hunter= caçador, significando “caçador de cabeça”.
Ou seja, é um profissional que desempenha um papel estratégico dentro de uma empresa, com o objetivo de levar os melhores talentos do mercado para dentro dela. Por isso, a dificuldade na contratação deste profissional.
A função do headhunter é direcionada para vagas de áreas específicas e que tenham urgência de pessoas altamente qualificadas para ocupar um determinado cargo.
Para isso, ele precisa entender quais são as necessidades da empresa e saber aplicar as melhores técnicas de contato com os profissionais. Assim, ele conseguirá encontrar o perfil ideal para a vaga.
Qual é o principal papel de um headhunter?
O headhunter é um intermediário entre o candidato e uma determinada vaga, podendo trabalhar como prestador de serviços ou integralmente para uma única empresa.
Normalmente ele trabalha em parceria com empresas, identificando os seus objetivos e quais as necessidades em relação às vagas, para assim escolher os perfis profissionais mais adequados e atender às funções requisitadas.
O headhunter busca os melhores profissionais existentes no mercado e avalia cada perfil detalhadamente, escolhendo o mais adequado para o cargo.
Suas principais responsabilidades são:
- Auxiliar a empresa na definição do perfil ideal para a vaga;
- Buscar pelos profissionais mais adequados;
- Avaliar as experiências e referências dos profissionais.
- Entrevistar os profissionais;
- Analisar as competências técnicas e comportamentais de cada profissional;
- Mediar a decisão final, a escolha do perfil ideal.
Importante destacar que o trabalho de um headhunter é muito mais ativo do que um profissional de recrutamento e seleção tradicional. Isso porque o headhunter entra em contato diretamente com os profissionais desejados, mesmo que elas estejam trabalhando em outra empresa.
Qual é o perfil de um headhunter?
O headhunter precisa de uma combinação de hard skills e soft skills, ou seja, habilidades técnicas e comportamentais para exercer da melhor maneira possível a sua função.
O perfil dele parece com o de um vendedor, sendo necessárias habilidades que auxiliem na venda de um produto ou serviço. Além disso, o foco de ambos está na criação de um vínculo afetivo com o outro, auxiliando na capacidade de influenciar e persuadir.
Saiba a seguir mais detalhes do perfil de um headhunter:
1 – Habilidades Técnicas
Técnicas de seleção
O headhunter precisa saber conduzir um recrutamento e seleção de vagas estratégicas, sendo necessário portanto, dominar as principais ferramentas e técnicas de seleção.
2 – Habilidades Comportamentais
Networking
O headhunter precisa ter uma grande rede de contatos. Isso auxiliará na relação com os melhores profissionais do mercado.
Comunicação
Saber se comunicar de forma persuasiva e estratégica é uma habilidade fundamental para um headhunter.
Dinamismo
Ter energia e empolgação para “vender” a empresa é essencial para inspirar e influenciar o profissional a querer fazer parte dela.
Negociação
O headhunter precisa saber argumentar e negociar para convencer os profissionais a fazer parte da empresa
Observação
Observar cuidadosamente cada um dos profissionais é muito importante. Deve-se sempre analisar as competências e identificar potenciais, a fim de atender aos requisitos da vaga.
Qual a relação do headhunter com o profissional de RH?
O trabalho do headhunter é diferente do exercido pelo RH. Isso porque o recrutador costuma fazer a busca dentro de um banco de talentos ou entre os perfis dos profissionais que se candidatam.
Enquanto o headhunter, atua em parceria com a área de Recursos Humanos, que tem conhecimento sobre o perfil desejado e pode auxiliar nas avaliações para identificar se o candidato é compatível com a cultura organizacional.
Com isso, ele consegue entender como funciona a demanda da empresa e as vagas que precisam ser preenchidas, para poder fazer uma busca ativa pelo melhor profissional.