RH, você sabia que o Fit Cultural é uma das formas mais efetivas de localizar “aquele candidato ideal” integrado à cultura de uma empresa?
Se você é da área de Recursos Humanos com certeza sabe que um dos grande objetivos ao procurar o candidato é conseguir encontrar um profissional que possua a capacidade de se adaptar aos valores e propósitos da empresa, levando em consideração aspectos como crenças, valores e cultura organizacional.
Uma das ações mais efetivas para esse “match” perfeito tem sido a aplicação de questionários e testes para composição do Fit Cultural. Mas será que você sabe exatamente o que é e como funciona a definição de um Fit Cultural na prática?
O que é Fit Cultural?
O conceito de Fit Cultural se resume a capacidade de uma pessoa se adaptar à cultura, valores e propósitos de uma empresa. Isso acontece quando existe um encaixe ou alinhamento entre o colaborador (com suas habilidades e traços de personalidade) e a empresa (com sua cultura, missão, visão e valores).
O Fit Cultural é capaz de mensurar a probabilidade real de um candidato ser capaz de se adaptar de forma efetiva à organização, aproximando aqueles candidatos com comportamentos, ideologias e objetivos comuns aos valores que norteiam a empresa.
Sendo assim, quando falamos que um profissional tem o “Fit Cultural da empresa” significa que ele tem, além das Softs Skills e traços de personalidade, missão e valores conectados com os da organização, o que dá mais chances dele “se encaixar” na vaga.
Sendo assim, quanto melhor a adequação cultural entre ambos, mais forte será a marca empregadora, elemento tão importante na retenção de talentos.
Avaliação de Fit Cultural: Quais são os benefícios?
Contratar profissionais que compartilham propósitos e objetivos semelhantes, pode resultar em inúmeras vantagens e benefícios às empresas, além de proporcionar ao profissional de RH mais assertividade e confiança na definição do candidato ideal.
Confira abaixo todos os benefícios gerados na contratação de candidatos avaliados através de Fit Cultural:
- Maior precisão e assertividade nas contratações;
- Aumento significativo no desempenho e produtividade dos colaboradores;
- Diminuição das taxas de Turnover;
- Retenção de colaboradores;
- Diminuição de faltas e atrasos;
- Maior nível de comprometimento dos colaboradores;
- Melhora do clima organizacional;
- Contribui para um bom relacionamento entre colegas e líderes;
- Fortalecimento da cultura da empresa.
Afinal, como realizar um processo seletivo a partir do Fit Cultural?
Antes de aplicar e analisar o Fit Cultural nas contratações, é muito importante que você, profissional de RH, dedique parte do seu tempo nas ações que precedem esse objetivo.
É muito importante que você tenha clareza sobre a Cultura Organizacional da empresa e entenda de forma mais profunda todos os aspectos que envolvem a missão, visão e os valores da empresa, além de claro, compreender os comportamentos e objetivos que regem o dia a dia e as tarefas da organização.
Com todas essas definições traçadas, é hora de enfim realizar o processo de seleção com base no Fit Cultural, analisando os perfis para definição do candidato ideal.
Mas como fazer isso?
Análise de Fit Cultural – 3 exemplos no Processo Seletivo
A análise do Fit Cultural pode ser realizada através de testes e dinâmicas, onde o profissional de RH elabora questões direcionadas, como forma de analisar os perfis e encontrar o candidato ideal para determinada vaga.
A partir das respostas dadas, o RH consegue compreender a dinâmica de pensamento e comportamento do candidato em diversas situações. Aqui, há uma coleta dessas informações a respeito do perfil, e se é possível ou não alinhá-lo à cultura da organização.
Quando as crenças do candidato estão em sintonia com a cultura, é criada uma sinergia e ele, com certeza, irá atingir os objetivos descritos na vaga.
Confira abaixo 3 formas de avaliação de Fit Cultural que você pode inserir no seu processo de seleção.
- Análise do Histórico Profissional
Durante a triagem de candidatos com base no Fit Cultural é muito importante que o RH observe o perfil das empresas que o candidato já atuou, analisando as práticas e valores dessas organizações.
Entretanto, esse não deve ser o único critério para uma avaliação, afinal, muitas vezes a falta de sucesso de um profissional em uma organização é justamente por falta de Fit Cultural com a empresa.
- Dinâmicas de Grupo
As dinâmicas de grupo são essenciais para avaliar como profissionais se portam frente a situações específicas, simulando vivências reais que poderão encontrar no dia a dia de uma empresa e nas relações em grupo.
Por se tratar de uma ação em grupo, o profissional de RH consegue analisar características fundamentais do Fit Cultural dos candidatos, como o trabalho em equipe, liderança, respeito aos colegas e a diversidade, situações de conflito e aspectos comportamentais.
- Aplicação de Testes Online (Perfil Comportamental)
Os testes online de perfil comportamental são fundamentais para filtrar e destacar os candidatos alinhados à cultura de uma empresa.
Esses testes conseguem avaliar de forma rápida e eficaz alguns padrões de comportamento, identificando como os candidatos reagem frente a determinadas situações e seus posicionamentos em conflitos e adversidades.
Com esse tipo de teste o RH consegue identificar quais são os perfis mais harmoniosos e integrados aos objetivos da empresa.
Agora que você já sabe o que é o Fit Cultural e como analisar, que tal inserir essas dicas nos processos de seleção?
Domine as técnicas e práticas da área de Recursos Humanos
Quer ampliar o seu conhecimento em processos e práticas de RH? Conheça o treinamento RH NA PRÁTICA e prepare-se já para o mercado de trabalho.
O que você vai aprender: