Entenda o que é um Business Partner no RH

Cada vez mais as organizações se tornam competitivas e com desafios que surgem a todo momento. Muitos destes desafios estão ligados ao lado humano e por isso, o RH precisa buscar por parceiros de negócio.

Assim, surge a figura do Business Partner que é o profissional responsável por conectar a área de RH com todos os setores da empresa, auxiliando na gestão estratégica e na tomada de decisões.

Ele atua como um consultor interno e auxilia no relacionamento entre todos os setores da empresa e traz maior eficiência na gestão de pessoas.

Quer saber mais sobre o Business Partner e qual é o seu papel dentro de uma empresa? 

Continue a leitura e confira!

O que é Business Partner?

Business Partner traduzido por “Parceiro de Negócios” é o profissional responsável por facilitar o alinhamento entre os times de Negócios e os Recursos Humanos de uma organização.

Ele auxilia na gestão estratégica de pessoas, desempenhando um papel essencial para o bom relacionamento entre todos os setores da empresa.

Portanto, o Business Partner é considerado um profissional estratégico que estreita laços entre as áreas de Recursos Humanos e Negócios, trazendo uma maior eficiência na gestão de pessoas.

Qual o papel do Business Partner?

O profissional que atua como Business Partner deve entender de pessoas, finanças e trabalhar em conjunto com outras áreas da empresa.

Dessa forma, ele deve apoiar e aconselhar na tomada de decisões estratégicas e operacionais dentro da organização.

O Business Partner trabalha em colaboração com a liderança e atua como participante de um conselho ou colaborando com a alta administração e direção da empresa.

Além disso, deve ser um profissional experiente na área de RH, para desenvolver e direcionar os processos de gestão de pessoas com os objetivos organizacionais.

Afinal, colocar um profissional de RH em contato próximo com a liderança executiva faz do RH um setor estratégico.

Quais são as principais atribuições do Business Partner?

  • As principais atribuições do Business Partner são:
  • Propor soluções para os processos da empresa de acordo com as demandas e resultados do negócio;
  • Criar estratégias que contemplem as áreas gestão de pessoas, finanças e  vendas;
  • Treinar as equipes de trabalho com metodologias capazes de garantir um alto desempenho com qualidade de vida e satisfação no trabalho;
  • Zelar para que o relacionamento entre setores e equipes cooperem para o bom andamento dos processos dentro do ambiente corporativo;
  • Analisar falhas que possam interferir na estrutura, produtividade e no crescimento da empresa;
  • Desenvolver a liderança.

Quais as principais vantagens de ter um Business Partner?

Conheça a seguir as principais vantagens de ter um Business Partner:

Melhora na comunicação interna

O Business Partner consegue identificar pontos sensíveis na comunicação interna, verificando onde é possível agir para melhorar o fluxo comunicacional entre os setores e as equipes.

Promove o crescimento da empresa

O Business Partner faz com que as equipes se tornem mais engajadas e consequentemente mais produtivas, permitindo assim que a empresa consiga atingir suas metas e cresça cada vez mais diante do mercado.

Ajuda no planejamento estratégico

O Business Partner consegue contribuir para o planejamento estratégico da empresa, por ter uma visão mais sistêmica dos profissionais e dos processos que fazem parte da organização.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.