Endomarketing: O Poder do Marketing Interno

Endomarketing: O Poder do Marketing Interno

Se existe um objetivo que pode ser considerado universal entre todas as empresas é o desejo de fidelizar e engajar os seus clientes. E para obter sucesso nesse quesito, a maioria das organizações investe em boas ações e estratégias de marketing, certo?

Mas você já parou para pensar como essas ações são estruturadas quando o principal propósito é engajar o público interno e encantar os seus próprios colaboradores? Nesse caso, elas passam a investir pesado em Endomarketing. 

Profissional de RH, você já ouviu falar nesse conceito? Tem interesse em entender como essas ações funcionam no dia a dia de uma empresa? 

Confira o artigo até o final e descubra algumas informações valiosas sobre como iniciar uma boa estratégia de Endomarketing e todos os benefícios gerados por essa ação. 

O que é Endomarketing?

Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é um conjunto de ações e estratégias que possuem o propósito de desenvolver  um ambiente saudável e atrativo para os seus colaboradores, resultando em equipes motivadas e funcionários muito mais engajados, com baixo índice de Turnover e aumento na retenção de talentos. 

O termo “Endo”, do gredo “Edón , significa “para dentro”, ou seja, a palavra Endomarketing consiste no Marketing “de dentro”, ou seja, Marketing Interno. 

Por que investir em Endomarketing?

Você já viu alguma empresa prosperar por muito tempo sem um time qualificado, engajado e focado em resultados? 

Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Gallup em 2020, com mais de 1,8 milhões de colaboradores de 230 empresas diferentes e em 73 países, funcionários engajados e satisfeitos com seu ambiente de trabalho são:

  •  17% mais produtivos
  •  Apresentam 40% a menos de absenteísmo
  •  Vendem 20% (para colaboradores do setor comercial).

Já uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company destaca que um funcionário desmotivado e sem engajamento pode ser até 125% menos produtivo.

Esses dados revelam a importância de inserir o trabalhador em um ambiente agradável e investir em ações de Endomarketing para não apenas engajar, mas também, atingir os resultados esperados. 

Principais Benefícios do Endomarketing

  • Aumento significativo na produtividade;
  • Equipes mais engajadas e qualificadas;
  • Maior identificação dos colaboradores com a missão e os valores da empresa;
  • Melhora do Clima Organizacional;
  • Redução do Turnover;
  • Maior interação e troca entre os colaboradores;
  • Sensação de pertencimento;
  • Aumento no Employer Branding. 

RH ou Marketing: Quem gerencia o Endomarketing?

Essa é uma dúvida muito comum, tanto para os profissionais de RH, quanto para os profissionais de Marketing inseridos em equipes de comunicação interna.

Nesse caso, a forma mais efetiva de se gerenciar e inserir ações de Endomarketing é integrar a expertise dos profissionais de RH aliado aos conhecimentos técnicos das equipes de marketing, culminando em uma visão generalista, com ações mais estratégicas e efetivas. 

5 ações de Endomarketing para aplicar na prática

Se você está iniciando agora e não quer cometer falhas, conheça algumas ações práticas para iniciar a sua estratégia de endomarketing sem medo. 

  • Invista em Treinamentos e Capacitações

Além de impulsionar a qualificação profissional, os treinamentos são muito bem vistos pelos colaboradores, já que impulsionam a sensação de reconhecimento e valorização de suas habilidades, resultando em mais engajamento e comprometimento. 

  • Crie uma Política de Benefícios 

Além dos benefícios “obrigatórios”, que tal fazer uma pesquisa e explorar novas possibilidades?

Os benefícios diferenciados são excelentes elementos para reter talentos , atrair bons profissionais e impulsionar o engajamento dos colaboradores. Que tal um regime híbrido de trabalho? auxílio universidade? Vale-viagem por meta? Cupons de desconto, espaço para pets? Tudo isso conta!

  • Promova melhorias nos processos de Comunicação Interna

Melhorar a comunicação interna vai muito além de caprichar no e-mail marketing ou nos quadros de gestão. Que tal desenvolver um ambiente onde colaboradores e gestores possuam voz ativa para fornecer opiniões e feedbacks? Fortaleça a cultura da boa comunicação. 

  • Foque em Ações Integrativas

O ato de integrar um funcionário a organização não deve ser realizado apenas quando ele entra na empresa. Esse relacionamento e essas ações integrativas devem ser exploradas de forma contínua, seja com eventos internos, happy hours, comemorações e demais atividades que permitam que essa troca aconteça. 

  • Realize uma boa Pesquisa de Satisfação 

Assim como os clientes, os colaboradores também precisam estar satisfeitos para que o negócio prospere. Invista em pesquisas para analisar situações e propor soluções para os problemas encontrados.

Agora que você já entende o conceito e conhece as características das estratégias de Endomarketing, que tal aplicar no seu dia a dia?

Curiosidade – Diretor de Felicidade

Você sabia que a felicidade no trabalho está se tornando tão relevante que algumas empresas têm criado uma função especificamente dedicada a isso? 

A missão de um diretor de felicidade, ou Chief Happiness Officer (CHO) é garantir que os funcionários sejam felizes em seus ambientes de trabalho. O conceito surgiu na Dinamarca em 2003 pela empresa Woohoo Partnership que criou uma metodologia com foco em promover mudanças positivas e duradouras no seu ambiente de trabalho. 

Quer aprender como executar ações de RH na prática?

Acesse um atalho e domine rapidamente rotinas e procedimentos da área de Recursos Humanos. Aprenda processos de Recrutamento e Seleção, Aplicação de Avaliações de Desempenho, Feedbacks, Treinamento e Desenvolvimento, Endomarketing  e muito mais. 

Clique no LINK abaixo e conheça o caminho mais rápido para a prática profissional. 

[  DOMINAR A PRÁTICA NO RH  ]