O employer branding é um conjunto de técnicas e ferramentas capazes de gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de uma empresa e do seu ambiente de trabalho.
Cada vez mais essa estratégia vem ganhando destaque na área de Recursos Humanos, pois auxilia na atração e retenção de talentos, além de impulsionar a gestão de pessoas.
Quer saber mais sobre o employer branding?
Continue a leitura e confira!
O que é employer branding?
A expressão em inglês que pode ser traduzida por “marca do empregador” é uma estratégia de marketing que tem por objetivo aperfeiçoar e melhorar os processos de atração e retenção de talentos, além de fortalecer a missão, visão e valores da empresa e criar verdadeiros defensores da organização.
O employer branding promove um ambiente estimulante, produtivo e acolhedor, encontrando as alavancas que destravam a cultura organizacional. Ele investe na satisfação dos colaboradores, entende as suas necessidades e faz com que a empresa tenha os melhores profissionais no seu quadro de colaboradores.
Tudo isso gera benefícios para a empresa, incentiva o desempenho dos colaboradores e reduz a taxa de turnover.
Por que investir em employer branding?
Ao trabalhar o employer branding, colaboradores e profissionais externos veem a organização como um ótimo lugar para se trabalhar, ou seja, constrói uma percepção atraente tornando a empresa mais interessante para quem busca oportunidades de carreira e ainda atrai profissionais competentes e alinhados com os valores da empresa.
Além disso, a organização também chama a atenção de novos investidores, clientes e as equipes enxergam oportunidades internas de autodesenvolvimento e espaço para explorar seu potencial.
Isso reflete na produtividade, nos resultados e em um ambiente de trabalho agradável para todos.
Como aplicar estratégias de employer branding na empresa?
O profissional de Recursos Humanos precisa implantar as melhores práticas de gestão para aplicar as estratégias de employer branding.
Veja a seguir 7 estratégias para aplicar o employer branding:
1 – Ter uma cultura organizacional bem definida
Toda a empresa deve ter uma cultura organizacional definida, reunindo todos os seus valores, princípios e crenças, a fim de criar sua própria identidade.
Por isso, para planejar uma estratégia de employer branding é preciso ter a cultura organizacional muito bem definida, para que a identidade da empresa seja forte e possa atrair pessoas para fazer parte dela.
2 – Ter um ambiente de trabalho agradável
Um ambiente de trabalho agradável é uma forma de favorecer a produtividade e gerar o bem-estar de todos os colaboradores.
Além de um ambiente organizado e limpo, promover momentos de descontração, como confraternizações, ajuda a melhorar o relacionamento entre as equipes e contribui para um clima organização positivo.
3 – Analisar a percepção dos colaboradores
Fazer um levantamento da percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, é fundamental para trazer melhorias para a empresa.
Por isso, é importante que os colaboradores possam expressar o que acham importante para a sua permanência na empresa e o que pode ser melhorado no ambiente de trabalho.
Dessa forma, podem ser considerado fatores mensuráveis como o investimento financeiro, remuneração, benefícios e auxílios educacionais. E também os fatores não mensuráveis, que estão ligados à cultura organizacional, à flexibilidade, ao estilo de liderança, à gestão compartilhada, entre outros.
4 – Definir o perfil ideal para os cargos
Definir o perfil ideal para os cargos, como os conhecimentos e habilidades que os profissionais devem ter, é fundamental para fazer uma contratação assertiva.
Para isso, é importante colocar os profissionais da empresa como centro da atenção e como protagonistas da sua própria carreira Isso traz mais destaque para a empresa e a torna referência no mercado de trabalho.
5 – Investir em marketing digital
A maioria das empresas investe em marketing digital para poder ter mais visibilidade do seu negócio e vendas nas plataformas digitais.
E não seria diferente para o employer branding, pois com ele é possível atrair novos talentos e motivar os colaboradores que trabalham na empresa.
Para isso, é preciso mostrar o dia a dia da empresa, compartilhar a cultura organizacional, divulgar depoimentos de funcionários, entre outras estratégias do marketing digital.
6 – Prezar pela comunicação
Para que o employer seja implantado de maneira efetiva, é preciso prezar por uma boa comunicação.
Isso pode ser feito elaborando um material que ofereça informações relevantes sobre o negócio e a cultura organizacional, expor as boas práticas da organização, criar um guia de integração, entre muitos outros exemplos.
7 – Valorizar o trabalho realizado
Todas as pessoas gostam de ter o trabalho valorizado e, por isso, é importante sempre reconhecer quando o colaborador fez um bom trabalho.
Isso faz com que ele entenda o seu valor e sinta-se reconhecido, além de trabalhar mais motivado, entusiasmado e consequentemente ser mais produtivo.