DISC: O que é e como analisar?

O DISC é uma ferramenta de avaliação comportamental que identifica qual é o perfil mais predominante de acordo com a personalidade de cada indivíduo.

A partir de suas características, a avaliação permite analisar quais são os fatores que levam uma pessoa agir de determinada forma no ambiente em que está inserida.

Essa ferramenta é muito utilizada pelos profissionais de RH, sendo aplicada não só em recrutamento e seleção, mas também em treinamentos, em desenvolvimento de líderes, em Coaching e Mentoring.

Quer saber mais sobre ele? Continue lendo e confira!

O que é o DISC?

O DISC é a sigla para quatro perfis de comportamento: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

É uma ferramenta utilizada pela área de Recursos Humanos, com o objetivo de prever comportamentos e atitudes de candidatos e colaboradores em determinadas situações e desafios. 

Com isso, auxilia em diversos processos do RH, inclusive nas tomadas de decisões promovendo melhorias nas estratégias das equipes e em toda a empresa.

A metodologia compreende quatro perfis de comportamentos, sendo que todos nós possuímos os 4 perfis, porém com intensidades diferentes, onde cada um tende a agir conforme seu perfil predominante.

Leia sobre cada um deles a seguir!

1 – Dominância

A pessoa com o perfil de dominância tem um comportamento mais ativo diante das situações e toma a frente das decisões.  Ele remete ao controle, assertividade e poder. Com isso, a pessoa é mais pragmática, buscando resultados que possam ser mais satisfatórios, o que pode torná-la mais competitiva, centralizadora e arrogante.

2 – Influência

A persuasão é um dos pontos que mais se destaca para quem tem esse perfil predominante, além de normalmente ser uma pessoa otimista, agradável, e aberta às relações sociais. Contudo, também pode apresentar características de impulsividade, tomando muitas decisões voltadas para o lado emocional e pelo lado intuitivo.

3 – Estabilidade

O perfil da estabilidade indica que a pessoa encara a vida de maneira moderada, que gosta das coisas como elas estão e que já está acostumada com um certo “conforto”. É também  aquela pessoa mais calma, pacífica, buscando sempre a colaboração. Porém, esse perfil tende a ser mais resistente a mudanças e prefere se estabelecer em ambientes que sejam mais previsíveis e constantes.

4 – Conformidade

O perfil da conformidade tende a agir de maneira exata e preza por normas e regras, buscando sempre pelo controle através de estruturas e procedimentos. É aquela pessoa que mais ponderada, analítica, disciplinada e perfeccionista, Entretanto, uma pessoa mais rígida e crítica, tanto consigo mesma, quanto com as outras pessoas.

Quem desenvolveu o DISC?

A teoria DISC foi desenvolvida pelo Dr. William Moulton Marston, psicólogo americano que tentou entender como o ambiente impactava as pessoas. 

A sua teoria levava em consideração o peso das pressões internas e externas que podem influenciar nas atitudes e comportamentos das pessoas.

Entretanto, a ferramenta de avaliação DISC foi desenvolvida pelo pesquisador Walter Vernon Clarke, que utilizou os estudos de Marston para desenvolvê-la. Ele tinha a intenção de prever o comportamento das pessoas em determinados cenários, tentando decifrar as competências socioemocionais de cada uma delas.

Segundo a teoria DISC, é possível decifrar os quatros perfis comportamentais, porque o modo de viver de cada pessoa, o ambiente de trabalho, as influências familiares são fatores que podem impactar nas características humanas.

Como analisar o DISC?

O DISC é aplicado por meio de formulários e questionários, sendo possível com as suas respostas, gerar métricas que indicam comportamentos e competências dos avaliados.

Normalmente, os testes são de múltipla escolha que demandam respostas diferentes para as preferências pessoais, atividades que mais gostam de desempenhar e as suas opiniões.

Dessa maneira, o resultado aponta a característica dominante do indivíduo, auxiliando os gestores a conseguir traçar os indícios relevantes de cada um dos profissionais e saber o potencial que podem atingir na empresa.

Portanto, essas informações conseguem embasar as ações estratégicas que serão tomadas pela equipe de RH, como:

  • Recrutamento e Seleção de Candidatos;
  • Definição de Ações de Treinamento;
  • Elaboração de Plano de Carreira;
  • Desenvolvimento de Equipes;
  • Desenvolvimento de Líderes
  • Gerenciamento de conflitos;
  • Coaching.
  • Entre outros…

A importância da análise do DISC!

O DISC é uma ferramenta fundamental para promover melhorias nas estratégias das equipes. Além disso, todos os processos podem ser otimizados e qualificados, impactando positivamente na produtividade.

Por isso, o DISC é muito utilizado dentro das empresas, pois ajuda na avaliação de candidatos, colaboradores e auxilia na definição de perfis profissionais de acordo com a cultura da empresa.

Afinal, ao conhecer as características socioemocionais das pessoas, a gestão fica mais aprimorada.