Competências x Habilidades: Você sabe a Diferença?

O conceito de competências e habilidades sempre é confundido pelas pessoas e, na maioria das vezes, utilizado como sinônimo. 

Porém, enquanto as competências são aptidões que podem ser desenvolvidas por meio de treinamento ou experiências, as habilidades são capacidades que uma pessoa tem para realizar alguma atividade.

Mesmo que as diferenças sejam sutis, é importante entender mais a fundo cada uma delas.

Ficou curioso para saber essa diferença? 

Continue a leitura e confira!

Qual é a diferença entre Competências e Habilidades?

O que são Competências?

As competências são definidas por um conjunto de fatores que permitem alguém executar alguma tarefa ou função com precisão e qualidade.

Elas são aptidões que podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos ou experiências, ou seja, podem ser aprendidas. 

As competências são uma combinação de três fatores:

  • Conhecimentos que são acumulados com as experiências de estudo.
  • Habilidades que auxiliam a pessoa a desenvolver algumas competências.
  • Atitudes que estão ligadas a ação de querer fazer.

O que são Habilidades?

As habilidades estão relacionadas a técnica de saber fazer alguma coisa, sendo um elemento de conexão entre conhecimento e atitude/ação, o que favorece um bom desempenho.

Elas são características que podem ajudar um colaborador a desenvolver determinadas competências, ou seja, a aptidão que o profissional tem para fazer alguma coisa.

Dessa maneira, ter habilidade para desempenhar uma determinada tarefa não significa que a pessoa é competente. Existem pessoas que são mais competentes e menos habilidosas. Porém, para ser competente, é preciso ter algumas habilidades.

Além do mais, as habilidades transformam conhecimentos em ações para o alcance de objetivos ou resultados e, por isso, a falta de habilidade pode fazer com que um colaborador desista de uma determinada função ou tarefa.

Portanto, as habilidades formam competências, mas não estão ligadas apenas a uma competência.

Tipos de Habilidades

No contexto corporativo, existem vários tipos de habilidades e cada uma possui suas particularidades. 

Conheça a seguir algumas delas:

  • Habilidades Conceituais

Está ligado à capacidade cognitiva de ver a organização como um todo e pensar estrategicamente. Essa visão sistêmica envolve saber tudo o que se passa dentro e fora de uma organização e a capacidade de formular ideias.

  • Habilidades Técnicas

Está ligada à capacidade de desempenhar determinadas tarefas a partir de conhecimentos específicos. Normalmente esses conhecimentos são adquiridos através  de formação acadêmica, cursos, livros, entre outros materiais.

  • Habilidades de Liderança

Está ligado à capacidade de influenciar positivamente os membros de uma equipe Refere-se a uma pessoa que incentiva, inspira e encoraja quem lhe rodeia, fazendo com que todos sintam-se motivados para alcançar cada vez mais resultados.

  • Habilidades Emocionais

Está ligada à capacidade emocional de lidar com sensações de ansiedade, estresse, pressão, tristeza entre outros sentimentos que possam influenciar negativamente no desempenho do trabalho.

  • Habilidades Interpessoais

Está ligada à capacidade que um indivíduo possui de entender as pessoas ao seu redor, sua personalidade, sentimentos e atitudes, e, a partir disso, se relacionar bem com cada uma delas.

Qual a importância de desenvolver Competências e Habilidades?

O desenvolvimento de competências e habilidades é fundamental principalmente quando se trata de mercado de trabalho.

As competências podem mudar diante de novas situações, porque incluem fatores que sofrem alterações, como o conhecimento e a ação.

Já, as habilidades permanecem iguais, podendo ser aperfeiçoadas e aprendidas por completo, o que depende de cada perfil e personalidade.

Quando as competências e habilidades profissionais/pessoais estão interligadas, é possível se destacar e ocupar uma posição satisfatória. Por isso, é importante sempre se manter atualizado e estar em constante aprendizado.

Afinal, quanto mais competências e habilidades estão sendo trabalhadas juntas, mais preparado a pessoa estará para lidar com cenários diversos, além de contribuir para a criatividade e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.