Avaliação de Desempenho: o que é, tipos e objetivos

Avaliação de Desempenho: o que é, tipos e objetivos

Já se perguntou como mensurar o desempenho de um colaborador ou de uma equipe de forma assertiva? Bom, para o profissional de RH, existem muitas metodologias capazes de acompanhar a performance, produtividade e o resultado dos times, mas poucas, tão eficazes como a Avaliação de Desempenho.

Hoje você vai entender o que é, quais são os principais objetivos e os tipos de avaliação mais aplicadas nas empresas.

O que é uma Avaliação de Desempenho?

Avaliação de Desempenho é uma ferramenta estratégica utilizada pelo Departamento de Recursos Humanos para analisar e metrificar fatores como a performance, produtividade, desenvolvimento e diversos outros elementos atrelados ao desempenho de colaboradores e equipes.

A Avaliação de Desempenho pode ser realizada periodicamente, de acordo com os objetivos e as necessidades da empresa. 

Através dela, é possível enxergar de forma mais clara as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, a evolução individual de cada um e ainda relacionar essa análise com a cultura da empresa.

Na prática, a Avaliação de Desempenho é super versátil, com diversos modelos e metodologias disponíveis ao alcance dos profissionais de RH.

Principais objetivos de uma Avaliação de Desempenho

Dentre os principais objetivos da avaliação de desempenho, mensurar os resultados da performance de um profissional, entender sua evolução, melhorias e progresso estão entre os principais pontos de atenção para o RH.

Afinal, todo esse processo avaliativo pode ser desdobrado em metas, com foco no futuro e no direcionamento profissional de cada colaborador.

Essas metas estimulam o progresso individual e são fundamentais no processo de crescimento dentro das empresas, portanto, fundamentais para aqueles que almejam entender sua ascensão dentro da organização e também para as empresas que precisam interpretar essa evolução. 

Principais objetivos de uma Avaliação de Desempenho:

  • Promover a transparência entre empresas e colaboradores; 
  • Proporcionar aos colaboradores uma visão clara do seu próprio desempenho;
  • Identificar os pontos de melhoria dos colaboradores e estimular seu desenvolvimento.
  • Direcionar decisões da empresa e dos gestores a partir de dados e indicadores;
  • Possibilitar ações e atuações estratégicas a partir dos resultados;
  • Melhorar a comunicação entre os níveis hierárquicos da organização.

Esses são apenas alguns dos objetivos e benefícios proporcionados pela Avaliação de Desempenho. Conheça agora os tipos mais comuns e mais aplicados nas organizações. 

7  Tipos de Avaliação de Desempenho: Características 

1.Autoavaliação

Aqui, o colaborador realiza a sua própria análise através de um questionário direcionado, com questões definidas pela empresa. Posteriormente, essas respostas são avaliadas pelo gestor, que convida o colaborador para uma conversa amigável sobre as questões levantadas, onde podem ser apontadas mudanças e novas diretrizes a seguir. 

2. Avaliação por Competências

Esse tipo de avaliação foca no desenvolvimento das competências dos colaboradores através de um método que analisa conhecimentos, habilidades e atitudes. 

Nesse caso, o gestor responde um questionário com base nas competências técnicas e comportamentais do colaborador, informando quais habilidades possui e quais ainda precisa desenvolver. Em seguida o gestor apresenta um feedback construtivo atrelado a um plano de desenvolvimento individual estratégico.

3.Avaliação por Objetivos

Esse modelo de avaliação é baseado em metas. Nesse caso, a avaliação é feita pelo próprio gestor com uma série de metas e objetivos a serem cumpridos. Periodicamente essas metas são revisadas, onde fica perceptível se os objetivos foram cumpridos ou não.

O próprio colaborador tem a responsabilidade de revisar suas metas, analisar sua atuação, seus resultados e os rumos que deve tomar para aumentar seu potencial dentro da organização.

4.Avaliação em Grupo

Nesse modelo de avaliação, o principal foco é mensurar os esforços conjuntos das equipes e a percepção das ações executadas. Ao avaliar o desempenho dos colaboradores em grupo, é possível realizar ajustes, aperfeiçoando os fluxos de trabalho, a comunicação e as metas conjuntas. Esse modelo é ideal para aumentar a confiança das equipes.

5.Avaliação Direta ou Avaliação 90°

Aqui avaliação é feita somente de líder para liderado, ou seja, neste método, grande responsabilidade da avaliação é atribuída à liderança imediata que assume o compromisso de emitir um parecer sobre todos os seus subordinados diretos.

6.Avaliação Conjunta ou Avaliação 180°

Nesse método a avaliação é realizada em conjunto com o avaliador e avaliado, ou seja, cada colaborador avalia seu gestor imediato e cada gestor avalia o seu time.

É uma boa ferramenta de aprendizado e consiste na troca de feedbacks entre os colaboradores e seus gestores, de forma individual e aberta.

7. Avaliação 360°

Esse formato de avaliação é super completo e costuma ser muito utilizado em grandes empresas que possuem equipes de RH experiente e madura nesse tipo de aplicação. 

Aqui os colaboradores são avaliados por si mesmo, por seus superiores e pares/colaboradores. Todos os pontos são ouvidos, de forma ampla e completa, proporcionando uma visão 360° das equipes.

Agora que você já aprendeu o que é exatamente uma Avaliação de Desempenho, quais são os principais objetivos e tipos de avaliação aplicadas nas empresas, que tal aprofundar um pouco mais o seu conhecimento e aprender como fazer tudo isso na prática?

Conheça o treinamento RH na prática