Afinal, o que é Job Hunter?

Afinal, o que é Job Hunter?

Você já ouviu falar na profissão de Job Hunter

Bom, se a resposta foi negativa, imagine a seguinte situação: já parou para pensar como o mercado de trabalho mudou nos últimos anos? Se antes, um bom networking era capaz de garantir uma boa vaga de emprego, hoje as exigências e processos seletivos se tornaram muito mais complexos, dinâmicos e tecnológicos.

Além disso, buscar a vaga ideal pode ser um processo muito mais complicado do que se imagina.

É aí que entra o Job Hunter, o profissional de RH capaz de ajudar profissionais a se conectarem com a oportunidade ideal no mercado, através de um trabalho estratégico que envolve pesquisa, técnicas e comunicação, possibilitando que o seu cliente se recoloque no mercado, faça uma transição de carreira ou ocupe um cargo que esteja de acordo com o seu perfil. 

O que é um Job Hunter na prática?

O termo Job Hunter é uma junção da palavra “Job”, do inglês, “emprego”, atrelado a palavra “Hunter”, que em sua tradução significa “caçador”.

Pensando nesse conceito, estamos falando de um profissional capaz de procurar, buscar e encontrar oportunidades de trabalho.

O Job Hunter na prática, busca vagas e posições em aberto no mercado de trabalho alinhadas aos planos de carreira e aos objetivos dos seus clientes através de pesquisas, relacionamentos e um acompanhamento estratégico de setores.

Como surgiu a profissão de Job Hunter?

Se você parar para refletir, há algumas décadas atrás era comum ouvir histórias de avôs ou bisavôs que iniciaram suas carreiras em uma empresa como porteiro, por exemplo, e conseguiram ser promovidos até alcançar um cargo de gerência ou coordenação, se mantendo por longos períodos naquela organização, esperando por uma ascensão não é mesmo?

Hoje em dia, houve uma ruptura com esse formato e automaticamente uma transformação no perfil dos novos profissionais, onde esperar não é mais a opção.

Atualmente, vivemos a era do conhecimento, onde a proatividade e a busca pela oportunidade que mais se adeque aos objetivos de cada um é reforçada, e o Job Hunter nada mais é que a  grande chave para conectar profissionais a essas oportunidades.

A profissão surgiu no final do século XX com a popularização da internet e a digitalização dos processos, impulsionando novas conexões e oportunidades. 

O que faz um Job Hunter na prática?

O Job Hunter é um profissional autônomo ou integrado a uma consultoria, contratado por clientes para ajudá-los em suas transições de carreira, busca por oportunidades e recolocações profissionais, ou seja, ele será a peça chave fundamental capaz de representar o cliente na busca por uma nova vaga, utilizando técnicas específicas e estratégias de comunicação.

Conheça as principais atividades que permeiam o dia a dia desse profissional: 

  • Estudo aprofundado de mercado e segmentos dos candidatos;
  • Construção de uma rede sólida de contatos (networking);
  • Relacionamento e comunicação estratégica de contatos;
  • Monitoramento de vagas;
  • Busca de vagas para C-level (CEOs, diretores, executivos) 
  • Análise e orientação de currículos;
  • Divulgação estratégica de currículos;
  • Captação de vagas de emprego junto a empresas, headhunters, sites especializados, aplicativos e consultorias;
  • Orientação vocacional;
  • Orientação especializada para recolocação profissional;
  • Orientação especializada para transição de carreira;
  • Indicação de cursos, especializações.

Job Hunter x Headhunter: qual a diferença?

Como os termos são semelhantes e abrangem o mesmo segmento dentro da esfera de Recursos Humanos é comum serem confundidos, porém, eles representam dois extremos.

O Job Hunter é o profissional contratado por outros profissionais em busca de oportunidades e recolocação. Já o Headhunter é um profissional contratado por grandes empresas e corporações para buscar o candidato ideal para o preenchimento de vagas específicas.

Qual o perfil de um Job Hunter?

O profissional de RH que optar por essa posição vai precisar estar muito bem informado sobre os mercados de atuação, estabelecer uma rede sólida de contatos, ter uma comunicação assertiva, saber lidar com contratempos e adversidades, ter um perfil empático, resiliente e proativo, além de ser organizado, estratégico, criativo e claro, gostar de desafios. 

Como ser e atuar como Job Hunter? 

Assim como a posição de Headhunter, as oportunidades de Job Hunter são muito cobiçadas pelos profissionais de Recursos Humanos. Isso porque, o trabalho quando bem executado, é extremamente satisfatório para esses profissionais, tanto financeiramente, quanto profissionalmente, com inúmeros desafios diários e grandes possibilidades de ascensão. 

Para se tornar um profissional desse segmento é necessário além de todas as habilidades e conhecimentos já citados, uma especialização específica para se aprimorar e claro, entender os principais conceitos da área de RH, como: Recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, clima organizacional, treinamento e desenvolvimento, noções de cargos e salários e muito mais.

Torne-se um profissional de Recursos Humanos

Se você quer partir para a ação e dominar na prática e em poucas semanas os conceitos primordiais de Recursos Humanos para iniciar a sua jornada como Job Hunter, conheça agora o treinamento RH na prática com tudo que você precisa para impulsionar a sua carreira.