A Pirâmide de Maslow na Motivação Profissional

A Pirâmide de Maslow também é conhecida como a hierarquia das necessidades e mostra quais os níveis necessários para que as pessoas alcancem a sua satisfação pessoal e profissional.

Pois, quando alguém não tem as suas necessidades satisfeitas, isso afeta diretamente no seu comportamento de uma maneira negativa, o que pode comprometer a sua produtividade e ainda causar desmotivação. Por isso, a Pirâmide de Maslow é tão importante.

Ela é dividida em cinco níveis de necessidades, estando em sua base as primárias, que são indispensáveis para a vida. Em seguida, estão as necessidades secundárias, relacionadas à segurança, estima e relações sociais. Por fim, no topo estão as necessidades de realização pessoal.

Para esclarecer as suas principais dúvidas, vamos explicar tudo sobre a Pirâmide de Maslow e cada um dos seus níveis

Continue a leitura e confira!

O que é a Pirâmide de Maslow?

A Pirâmide de Maslow ou Hierarquia das necessidades de Maslow surgiu na década de 50, criada pelo psicólogo norte americano Abraham H. Maslow.

Ela tem como principal objetivo determinar o conjunto de condições necessárias para uma pessoa alcançar seus objetivos e satisfação pessoal e profissional. Pois, cada pessoa vive em busca da satisfação de determinadas necessidades durante a sua existência.

Essas necessidades são demonstradas pela Pirâmide de Maslow, mostrando quais são as mais básicas (base da pirâmide) e as mais complexas  (topo da pirâmide). 

As primeiras são aquelas necessárias para a sobrevivência. Já as necessidades mais complexas são as necessárias para alcançar a satisfação profissional e pessoal.

Hierarquia das Necessidades de Maslow

A Pirâmide de Maslow é dividida em cinco níveis de necessidades. Vamos ver cada uma delas a seguir:

  • Necessidades Fisiológicas

As necessidades fisiológicas são as mais básicas e que precisam ser saciadas para manter o corpo saudável, garantindo a sobrevivência de cada pessoa, como: saciedade da fome e sede (comida e água), sono, sexo entre outras.

  • Necessidades de Segurança

As necessidades de segurança são garantias e proteções para situações que estão fora do nosso controle.

Alguns exemplos dessas necessidades são: Segurança da família, segurança da saúde, segurança da propriedade, segurança/estabilidade no emprego entre outras.

  • Necessidades Sociais

O amor e o relacionamento são dois fatores essenciais para a felicidade humana, porque toda pessoa precisa se sentir parte de um grupo e se relacionar socialmente.

Alguns exemplos dessa necessidade são: família, amizades, relacionamentos, aceitação e pertencimento à sociedade, entre outras.

  • Necessidades de Estima

Todo indivíduo tem a necessidade de sentir-se estimado, desenvolvendo a habilidade de reconhecer suas potencialidades.

Dentro das necessidades de estima estão: auto-estima, status, conquistas, e reconhecimento entre outras.

  • Necessidades de Autorrealização

As necessidades de autorrealização são as mais complexas que existem e são essenciais para que as pessoas possam conseguir a verdadeira realização pessoal e profissional.

Alguns exemplos dela são: criatividade, talento, independência, crescimento,  autocontrole, autoconhecimento entre outras.

Além das necessidades mencionadas acima, Maslow identificou mais outras três. Veja a seguir:

  • Necessidade de Aprendizado, mostrando o quanto as pessoas querem compreender o mundo e tem ânsia de aprender.
  • Necessidade de Satisfação Estética, como beleza, arte e a busca pela perfeição.
  • Necessidade de Transcendência, que envolve a fé, espiritualidade e conexão com a natureza.

Principais características da Pirâmide de Maslow!

Maslow afirmava que cada um dos níveis deveria ser saciado, pelo menos parcialmente, para que a pessoa pudesse passar para o próximo nível da hierarquia.

O primeiro nível são as necessidades fisiológicas que já nascem com cada indivíduo e são mais fáceis de saciar. Enquanto as necessidades seguintes são um pouco mais complexas.

Dessa maneira, mesmo acontecendo frustrações, medos, angústias e insegurança pelo caminho que podem ser interpretadas como consequências da falha no cumprimento de determinadas necessidades, as pessoas devem seguir subindo de nível e satisfazendo todos os níveis.

Por isso, ela é utilizada para motivar as pessoas, pois a motivação é definida como a junção da vontade com as ações ou comportamentos, com o objetivo de saciar uma necessidade. Ou seja, conforme você vai subindo de nível, mais motivado e satisfeito você vai se sentir.

Mesmo que a regra mostre que um nível deve ser suprido antes de avançar para o próximo nível, hoje a Pirâmide é bem mais flexível. Com isso, as pessoas podem buscar realizar suas necessidades em diferentes níveis, ao mesmo tempo que alguns fatores em um dos níveis não são tão importantes para que o indivíduo se sinta motivado.

Portanto, para manter a motivação é importante entender o que estamos buscando, quais os nossos objetivos e metas.

Qual a importância da Pirâmide de Maslow na motivação profissional?

A Pirâmide de Maslow pode ajudar qualquer pessoa no seu processo de autoconhecimento e em saber os fatores que despertam a sua motivação.

A motivação para atingir as metas vai muito além de conhecer seus objetivos, porque é preciso entender o que faz você se impulsionar em direção a eles.

Além de ajudar cada pessoa, ela também pode auxiliar no ambiente de trabalho, garantindo que todas as equipes e a empresa possam estar motivadas. 

Para isso, é fundamental que a área de Recursos Humanos esteja diretamente alinhada com os objetivos da empresa e dos colaboradores, para que ao analisar cada colaborador, consiga identificar em qual nível da pirâmide que ele se encontra. Com isso, é possível avaliar se as expectativas e ambições da empresa e do colaborador estão se sustentando.

Afinal, pessoas que tem as necessidades básicas atendidas proporcionam um ambiente mais saudável e produtivo.